O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio da Coordenação-geral de seu Centro de Idiomas e Relações Internacionais (Cenid) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, está com inscrições abertas para a seleção de estudantes de todos os seus cursos regulares, de todos os campi, para participação no Programa de Mobilidade Internacional - projeto La Tour Eiffel.
Leia também: IFTM promove aula inaugural de pós-graduação em Educação Tecnológica e Profissional e Tecnológica
Serão selecionados quatro estudantes para intercâmbio cultural com duração de duas semanas em Paris, na França. Destes, os dois primeiros mais bem classificados serão contemplados com uma bolsa de estudos no valor de R$30 mil, que servirá para cobrir diversas despesas, como autorização para viagem de menor desacompanhado (quando exigida); passagens áreas e terrestres; seguro; pagamento de curso de idiomas, aquisição de uniforme, taxa de passaporte e aeroportuária, alojamento e manutenção (alimentação, higiene pessoal e transporte público), durante o período em que estiverem no exterior. Já o 3º e 4º classificados não farão jus ao auxílio, cabendo a eles arcar com todas as despesas, previstas em torno de R$30 mil.
Podem participar do processo seletivo alunos devidamente matriculados em um dos cursos regulares ofertados pelo IFTM (cursos técnicos de nível Médio, cursos da Educação Superior e pós-graduação) e com frequência regular comprovada por declaração do coordenador do Curso ou documento oficial expedido pela CRCA, em que esteja clara a frequência do estudante.
É importante salientar que os estudantes que estão no último período de um curso, considerados “concluintes” em 2025-1, não são elegíveis a este processo, pois os classificados deverão continuar a ter vínculo com o IFTM ao seu retorno, dando continuidade ao seu curso. Isso implica afirmar que os selecionados precisam ter ao menos mais um período letivo completo a cursar. E, por considerar o desempenho acadêmico anterior à seleção, estudantes em seu primeiro período de vínculo com o IFTM, ou seja, 1º ano do Curso Técnico de nível Médio ou 1º período do curso de graduação ou pós-graduação, também não são elegíveis às vagas. As inscrições seguem abertas até o dia 30 de abril.