Projeção realizada pelo IBGE, a partir do Censo 2022, foi o ponto de partida para a Fundação João Pinheiro calcular as projeções populacionais para os 853 municípios
Entre os dez municípios que mais crescerão, nove são de médio porte, com populações entre 20 mil e 120 mil habitantes (Foto/Edu Garcia/R7)
Minas Gerais deve alcançar 21,9 milhões de habitantes em 2037 e, a partir de então, apresentar declínios de população até 2047, quando o total de habitantes deverá ser de 21,7 milhões.
A projeção realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir do Censo 2022 foi o ponto de partida para a Fundação João Pinheiro (FJP) calcular as projeções populacionais para os 853 municípios e para as 13 Regiões Geográficas Intermediárias (RGInt) do estado.
Leia também: Minas Gerais registra saldo de mais de 50 mil novas vagas em fevereiro; melhor resultado desde 2020
A RGInt de Uberaba, conforme a projeção do FJP, deve chegar a, aproximadamente, 860 mil habitantes. A RGInt, além de Uberaba, passa por Água Comprida, Araxá, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Frutal, Ibiá, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Nova Ponte, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba e Planura.
A RGInt de Uberaba ocupa uma área de 36.915,2 quilômetros quadrados, o que corresponde a 6,29% do território de Minas Gerais.
Os dados são parte da publicação Projeções populacionais: Minas Gerais e Regiões Geográficas Intermediárias 2027-2047. A FJP também disponibilizou um painel interativo de dados para consultas.
A partir do período 2032-2037, antes da queda da população total do estado, as populações das regiões de Barbacena, Juiz de Fora e Pouso Alegre começarão a diminuir. Nas regiões de Patos de Minas, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia, a diminuição ocorrerá apenas ao final do período de projeção em 2047. Em movimento contrário, apenas a RGInt de Montes Claros irá manter o crescimento populacional durante todo o período projetado.
Entre os dez municípios que mais crescerão, nove são de médio porte, com populações entre 20 mil e 120 mil habitantes, e estão localizados na região de BH: Esmeraldas, Sarzedo, Juatuba, Mateus Leme, Igarapé, São José da Lapa, Conceição do Mato Dentro, Lagoa Santa e Nova Lima.
Além de fornecer um importante subsídio para a compreensão da dinâmica demográfica recente, as projeções populacionais permitem antecipar possíveis demandas nas áreas de saúde, habitação, educação, saneamento básico, entre outras.
De acordo com a FJP, a elaboração de diagnósticos detalhados sobre as vocações econômicas locais e regionais, com a identificação de setores estratégicos para a promoção de um desenvolvimento econômico sustentável, serão fundamentais nesse contexto.