Cerca de 130 pessoas participaram do evento (Foto/Divulgação)
Nesta quinta-feira (10), foi concluída a Etapa Macrorregional da 2ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Região Ampliada de Saúde Triângulo Sul. O evento contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas, entre uberabenses e representantes da macrorregião.
Realizado nesta quarta e quinta-feira, no Auditório Esmeralda da UFTM, o evento faz parte da programação da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (5ª Cestt). A 5ª Cestt é promovida pelo Conselho Estadual de Saúde, juntamente com a Superintendência Regional de Saúde e os Conselhos Municipais de Saúde.
Na abertura da conferência, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Uberaba, Cézar William, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do evento para a construção de políticas públicas. “Além de todos os benefícios que a conferência nos trará, de estudo e de propostas elaboradas, espero que possamos sair daqui como trabalhadores e trabalhadoras mais motivados”.
O Conselho Estadual de Saúde foi representado pela 1ª secretária, Aleteia D’Alcântra. A conselheira narrou os desafios de se promover e sediar um evento regional e agradeceu o município de Uberaba pelo empenho.
A superintendente Regional de Saúde (SRS), Ana Maria Bernardes, reforçou que a conferência é um mecanismo de controle social, assegurado por legislação, que visa garantir condições dignas de trabalho para a população. Já a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, destacou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Uberaba, que engloba ações de vigilância, prevenção, proteção e assistência à saúde dos trabalhadores.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano", a abertura do evento também contou com uma palestra magna com a assistente social da UFTM, Mirna Souza.
Já no segundo dia de evento, foram conduzidos os grupos de discussão dos eixos temáticos e a votação das propostas elencadas nas etapas municipais. Anteriormente, as cidades da macrorregião fizeram as etapas municipais da conferência. Em Uberaba, os eventos foram organizados pelo Conselho Municipal de Saúde de Uberaba (CMS), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba e Cerest.