HÁ 15 ANOS

Novamente sem energia, chacareiros voltam a cobrar abastecimento nas Chácaras Villa Real

Dandara Aveiro
Publicado em 26/12/2024 às 11:31Atualizado em 26/12/2024 às 13:41
Compartilhar

A comunidade das Chácaras Villa Real, em Uberaba, vive um problema crônico: quedas frequentes de energia elétrica. A situação, que se arrasta há mais de 15 anos, tem causado transtornos significativos para os moradores e prejuízos para donos de chácaras que alugam suas propriedades para eventos. As constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica, inclusive, levou moradores a realizarem protesto na MG-427 recentemente, pedindo solução para o caso

Em reclamação enviada as Jornal da Manhã, um dos proprietários conta que as interrupções acontecem praticamente todos os finais de semana. “Teve até um evento da igreja na minha chácara, que tivemos que alugar um gerador de energia, mais caro que o próprio aluguel da chácara. Fiquei no prejuízo”, desabafa.

No domingo (22), mais uma queda de energia foi registrada, deixando a região sem luz por várias horas. O fornecimento foi interrompido por volta das 9h e só foi normalizado depois das 14h30. O episódio foi atribuído a chuvas e ventos fortes, segundo a Cemig. 

Além disso, o reclamante ainda afirma que, a energia que abastece o local vem do município de Água Comprida e é considerada rural. Contudo, nos talões distribuídos aos consumidores consta como energia urbana, cujo valor é diferente. “Tem uma subestação que eles estão fazendo, acho que até já está em funcionamento, ali no Laranjeiras, tem que puxar energias para nós de lá. Então, não sei porque as autoridades não resolvem isso logo”, sugere.

Questionada pelo Jornal da Manhã, a Cemig informou que equipes atuaram rapidamente para reparar os danos causados pela chuva no último final de semana e acrescenta que “está realizando o maior ciclo de investimentos de sua história em Minas Gerais, destinando recursos da ordem de R$ 50 bilhões entre 2019 e 2028 em novas subestações, equipamentos, linhas e tecnologia. Em Uberaba, a Cemig está disponibilizando uma nova subestação para ampliar a oferta de energia a seus clientes e dar mais segurança operativa ao sistema elétrico regional”.

Quanto à possibilidade de redirecionar o fornecimento da região das Chácaras Villa Real para a rede urbana de Uberaba, a assessoria de imprensa da Cemig disse apenas que o sistema elétrico é interligado, permitindo alterações conforme a necessidade. 

Os moradores, no entanto, ressaltam que o problema vai além das ocorrências pontuais e cobram ações efetivas para resolver a situação. "Essa situação gera transtornos significativos para as famílias, prejudica a criação de animais e danifica plantações, afetando diretamente a qualidade de vida e a subsistência de todos na comunidade. Os moradores exigem uma solução urgente e eficaz por parte da Cemig para esse problema crônico e desrespeitoso”, desabafa.

Reforço rural

A zona rural de Uberaba sofre com intermitências e desabastecimento de energia elétrica há tempos. Não só os moradores das Chácaras Villa Real, mas diversos bairros rurais questionam a falta de medidas efetivas para melhorar o abastecimento.

Em recente evento destinado ao agronegócio, a prefeita Elisa Araújo (PSD) chegou a cobrar ações palpáveis para o abastecimento da zona rural de Uberaba. “Que todos os investimentos da Cemig, citados pelo vice-presidente executivo da Companhia, Marcos Montes, tenham a canalização, prioritariamente, para a nossa região. Quero deixar meu pedido para que Uberaba e região sejam tratados de forma prioritária, devido a nossa importância, inclusive no desenvolvimento econômico, do qual o agronegócio faz parte”, enfatizou Elisa, na oportunidade, quando o vice-presidente da Cemig, Marcos Montes, era uma das autoridades presentes no evento.

Em recente entrevista à Rádio JM, Marcos Montes declarou investimento da Cemig para implantação de 30 mil quilômetros de rede trifásica na zona rural do Minas Gerais. Segundo ele, a melhoria tem como objetivo de oferecer maior amparo para o produtor rural, que pode sofrer prejuízos na produção em virtude da escassez de energia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por