AGUARDANDO EM JEJUM

Pacientes relatam remarcação surpresa de exames no Milton Toubes; SEU e SMS negam irregularidades

Ouvinte da Rádio JM relatou ter recebido ligação da Fila Eletrônica agendando exame para às 6h30 desta quinta-feira (28), mas, ao chegar no local, foi informado que o procedimento seria realizado apenas durante a tarde

Débora Meira
Publicado em 29/01/2026 às 09:34
Compartilhar

Atendimentos laboratoriais no Ambulatório Dr. Milton Toubes Alonso, em Uberaba, foi alvo de reclamação nesta quinta-feira (29). Pacientes e acompanhantes acionaram a reportagem do Jornal da Manhã para relatar remarcações inesperadas, o que gerou indignação sobretudo em pessoas que aguardavam em jejum. Ouvinte do JM News relatou ter recebido ligação da Fila Eletrônica na tarde de ontem (28), agendando exames para esta manhã e, ao chegar no local, foi surpreendido com a informação de que deveria retornar às 12h30, em jejum, para a realização do exame. Questionadas pela reportagem, tanto a Sociedade Educacional Uberabense (gestora da unidade) quanto a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) negaram qualquer irregularidade no atendimento. 

Segundo o denunciante, a esposa aguardava o exame havia 20 dias e, na tarde de quarta-feira (28), recebeu ligação da SMS informando que o procedimento seria realizado às 6h30 do dia seguinte. “Ela ficou em jejum desde as 22h até o horário marcado, chegamos 5h30 para sermos atendidos e remarcaram o exame para 12h30. Ela não aguentou ficar mais tempo sem comer e desistimos”, relatou. 

Outros pacientes que estavam no local afirmaram que também receberam ligação para comparecer às 6h30, mas tiveram os exames remarcados para outro horário. Conforme os relatos, havia cerca de 60 pessoas no ambulatório, e parte delas desistiu de aguardar. Alguns pacientes, inclusive de cidades da região, vieram a Uberaba apenas para realizar os exames e não tiveram os procedimentos remarcados após desistirem da espera. 

Procuradas, a SMS e a SEU emitiram nota conjunta negando irregularidades no atendimento do Ambulatório Milton Toubes nesta manhã. Em nota, as assessorias informam que os atendimentos diários têm início às 6h45, com capacidade de até 72 pacientes por hora nos primeiros horários do dia. Segundo a nota, esse maior volume inicial ocorre devido ao agendamento prioritário de pacientes que necessitam estar em jejum. Ao longo da manhã, o número de atendimentos por hora é gradualmente reduzido, contemplando procedimentos que não exigem jejum.  

Ainda conforme as instituições, o tempo maior de espera pode ocorrer porque muitos pacientes chegam com grande antecedência em relação ao horário agendado, havendo registros de pessoas com atendimento marcado para as 12h que comparecem por volta das 7h, gerando concentração e superlotação. 

Saúde e SEU reforçam que os pacientes são orientados a chegar com, no máximo, 15 minutos de antecedência, para evitar espera prolongada e garantir melhor organização do fluxo e conforto no atendimento. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por