JÁ?

Porta anti-vandalismo de testes em estação tubo é danificada

O equipamento foi instalado há 15 dias em duas estações, sendo que em uma delas, nas proximidades do Mercado, apresentou problemas, que teriam sido causados pela oscilação no fornecimento de energia elétrica

Publicado em 13/02/2025 às 15:47Atualizado em 13/02/2025 às 18:31
Compartilhar

"A super porta nova já está quebrada em frente ao Mercado", relatou um leitor do Jornal da Manhã (Foto/Divulgação)

Portas “antivadalismo” instaladas em estações tubos da avenida Leopoldino de Oliveira a título de testes ainda não passaram na avaliação inicial. Apesar de não ter sido alvo de depredação, uma delas já apresentou defeito após 15 dias de instalação, o que teria sido causado por piques de energia. As substituições foram anunciadas pela Prefeitura de Uberaba no fim de janeiro e a estação 4, diante do Mercado Municipal, foi escolhida para a instalação do primeiro equipamento para teste. Questionada, a Transube pontua que picos de energia têm interferido no bom funcionamento do equipamento.

Leitor do Jornal da Manhã relatou que, ao passar pela estação, percebeu a porta aberta de forma contínua, aparentando ter sido vandalizada. “A superporta nova já está quebrada em frente ao Mercado”, relatou.

As novas portas das estações tubo fazem parte de projeto de modernização conjunto entre a Superintendência de Transporte e a Transube (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba). Todas as estações da avenida Leopoldino terão as portas substituídas em até 70 dias, segundo a Transube.

Questionado sobre a porta danificada, o presidente da associação, André Campos, admite problemas com a primeira porta instalada. Segundo ele, muitos picos de energia têm ocorrido no local, interferindo no bom funcionamento da porta. “Nossos técnicos estão trabalhando para aprimorar o sistema e garantir toda a funcionalidade”, garantiu.

Diante do relato, a reportagem do JM acionou também a Cemig. Em nota, a companhia classifica como pontual a falha na distribuição de energia. “Foi uma falha pontual ocorrida na semana passada e causada por uma árvore de grande porte que estava tocando os fios e provocando a perturbação. Os galhos da árvore foram podados e desde então não há ocorrência na rede elétrica”, finaliza.

Além da estação 4, a estação 2, em frente ao Shopping Generoso Lenza também já recebeu as novas portas. A instalação no local ainda segue durante esta semana. As novas portas estão sendo desenvolvidas com um sistema exclusivo criado pela Transube, que tem como principal objetivo evitar danos causados por vandalismo. Além disso, o projeto inclui a substituição de todos os motores, que passarão a ser instalados na parte superior das estações, garantindo maior durabilidade e eficiência.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por