Moradores do Conjunto Antônio Barbosa de Sousa têm enfrentado dificuldades com o transporte público (Foto/Divulgação)
Moradores do Conjunto Antônio Barbosa de Sousa têm enfrentado dificuldades com o transporte público. Em contato com o Jornal da Manhã, um morador reclamou sobre atrasos e a baixa frequência dos ônibus da linha 52 – Antônio Barbosa. Segundo o relato, os intervalos entre os ônibus chegam a 40 minutos durante o dia e a até 1h05 à noite, o que prejudica o deslocamento, principalmente em horários de volta para casa.
Além disso, foi apontado que os motoristas fazem uma parada de cerca de 20 minutos nos Terminais do BRT, o que agrava ainda mais o tempo de espera dos usuários. A situação é considerada crítica no período noturno, forçando aqueles que necessitam do circular a caminhar por trechos escuros e perigosos próximo ao Buritis, expondo-se a riscos de segurança.
A situação da linha Anatê, que também atende algumas áreas próximas, foi igualmente reclamada. O reclamante relatou ao JM que os intervalos à noite chegam a 1h20, tornando o transporte público inviável para muitos moradores daquele bairro. Apesar das manifestações de descontentamento, os moradores dizem que ainda não receberam respostas efetivas sobre melhorias no transporte do município.
Durante o período da pandemia, a frequência dos ônibus era maior, com intervalos de 20 minutos, segundo o relato. No entanto, o ajuste dos horários feito desde então não atende a demanda da população.
Em resposta, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS) e da Superintendência de Transporte Público, informa que “a Linha 52 - Antônio Barbosa passou por ajustes operacionais desde o período da pandemia, após redução expressiva no número de passageiros. Essa realidade resultou na necessidade de adequação da oferta de horários. Contudo, em atenção à demanda apontada pelo usuário, a SDS fará um novo estudo para avaliar a situação e identificar possíveis melhorias no serviço”.
Os cidadãos aguardam por ações concretas que garantam um transporte público mais eficiente, seguro e acessível para todos os moradores da região. O Jornal da Manhã seguirá acompanhando o caso e trará atualizações sobre eventuais mudanças.