Descontos diferenciados para os consumidores de acordo com forma de pagamento vêm causando polêmica. Reunião entre lideranças da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) e representantes do Procon, nesta quinta-feira (2), tratará dos descontos diferenciados para cartão e dinheiro, além da tabela de preços de produtos.
De acordo com Sebastião Severino, diretor do Procon, a reunião discutirá a prática indevida de descontos somente em caso de pagamento feito em dinheiro. “Já orientamos o comércio local, mas durante a fiscalização percebemos que principalmente as lojas de materiais para construção estão fazendo a diferenciação de pagamento à vista em cartão de crédito ou débito,” explica.
Outro ponto que será abordado, de acordo com o diretor do Procon, é a falta de informação quanto aos preços, como prevê o Código do Consumidor.
O presidente da Aciu, Karim Abud Mauad, afirma que a entidade está apenas intermediando a negociação entre empresas e o órgão de defesa do consumidor. “Algumas exigências são exacerbadas, sabemos que está no código, mas o custo para o empresário é diferenciado quando trabalha com cartão. Enfim, queremos estabelecer um bom relacionamento entre o consumidor e o fornecedor. Por isso, realizaremos essa reunião com o Procon,” conclui.