CIDADE

Projetos musicais uberabenses são exemplos para o país

“A música é feita com a disciplina de atleta e alma de poeta”. Análise é do maestro João Carlos Gandra da Silva Martins, em entrevista

Élvia Moraes
Publicado em 13/06/2010 às 18:13Atualizado em 20/12/2022 às 06:00
Compartilhar

“A música é feita com a disciplina de atleta e alma de poeta”. Análise é do maestro João Carlos Gandra da Silva Martins, em entrevista concedida ontem ao Jornal da Manhã. Em Uberaba visitou projetos musicais geridos por escolas e instituições e, à noite, regeu a Orquestra Filarmônica Bachiana, no Cine Vera Cruz.

Com forte história de superação pessoal, o maestro emocionou o país ao relatar no último capítulo da novela Viver a Vida exibida pela Rede Globo, os problemas de saúde que o fizeram abandonar o piano. O primeiro contato com o instrumento aconteceu aos oito anos e ainda na infância venceu diversos concursos.

Os comprometimentos na carreira precoce começaram com a ruptura de nervo na mão direita, durante jogo de futebol. Embora tenha recuperado parte dos movimentos, a situação foi agravada ao desenvolver Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

Considerado exímio executor das músicas de Bach, tomou decisão radical ao deixar o piano e se transformar em empresário do pugilista Eder Jofre. Ao vê-lo reconquistar o título de campeão mundial, constatou que o retorno à música seria inevitável para enfrentar a própria vida.  

Tornou-se maestro e, para superar as dificuldades de manusear a batuta e as partituras, decorou 10 mil páginas para reger a orquestra com perfeição. Descontraído, disse que a música é também a raiva do mundo. “Se um governo vai bem, diz estar afinado como uma orquestra. Se está mal, afirma haver orquestração contra ele”, afirmou.

O maestro João Carlos Martins se mostrou impressionado com as apresentações musicais que ele assistiu na Facthus e no Colégio Dr. José Ferreira. De Uberaba, segundo ele, parte belo exemplo a ser seguido em Minas e no país. “Acho que gostaria de me tornar cidadão uberabense”, brincou, ao afirmar o nível dos jovens músicos.

Interagiu com os estudantes, regendo-os ao final. Atualmente, João Carlos Martins desenvolve ações junto a comunidades carentes de São Paulo. “As adversidades que enfrentei serviram para construir uma sólida plataforma de vida”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por