TRANSPORTE ESCOLAR

Secretaria de Educação testa aplicativo de monitoramento em tempo real

Marconi Lima
Publicado em 15/02/2025 às 12:57
Compartilhar
Conforme diretores da Semed, no momento, o aplicativo está disponível apenas para teste na secretaria, antes de ser disponibilizado para o uso dos monitores (Foto/Arquivo)

Conforme diretores da Semed, no momento, o aplicativo está disponível apenas para teste na secretaria, antes de ser disponibilizado para o uso dos monitores (Foto/Arquivo)

Secretaria Municipal de Educação (Semed) está testando aplicativo de monitoramento em tempo real, que permitirá ao monitor do transporte escolar acompanhar o trajeto dos filhos. Durante entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, Alexanndre Lennon, diretor de Logística, e Djalma Pereira, diretor de Ensino da Semed, revelaram que o mecanismo deverá ser aplicado na rede municipal.

No último dia 7, aluno da rede municipal de ensino de Uberaba foi desembarcado do transporte escolar em ponto errado. O caso gerou revolta em moradores, que acolheram o garoto e denunciaram a situação. Ele deveria ser levado até o bairro Marajó, mas foi deixado pelo transporte no Girassóis III, cerca de 5 quilômetros de distância.

Conforme os diretores da Semed, no momento, o aplicativo está disponível apenas para teste na secretaria, antes de ser disponibilizado para o uso dos monitores.

“Com o celular, os pais e responsáveis e o monitor do ônibus conferem o ingresso dos alunos e a descida deles no ponto adequando, além da presença deles no transporte. Já fizemos teste na escola municipal no Pacaembu e os resultados foram muito bons, pois conseguimos acompanhar a frequência dos alunos com eficiência maior que a lista de presença”, destacou Djalma.

Segundo Lennon, o município transporta diariamente mil alunos na zona rural e mais de duas mil na área urbana.  

“Nós estamos conversando com a Codiub para que tenhamos uma estrutura de armazenamento maior, pois a demanda será muito grande”, ressaltou Lennon.

Monitoramento

Outro sistema de monitoramento do transporte escolar, foi anunciado em 2023, pelo então secretário de Educação, Celso Neto, depois de diversas reclamações no transporte escolar rural em anos anteriores.

O sistema informatizado faria o controle e a otimização das rotas percorridas pelos veículos. E no mesmo ano havia a expectativa de também realizar o monitoramento em tempo real das vans que prestam o serviço. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por