Apesar de muita gente lotar as unidades de Pronto-Atendimento em Uberaba, Secretaria Municipal de Saúde revela em balanço que neste ano existam apenas seis casos
Apesar de muita gente lotar as unidades de Pronto-Atendimento em Uberaba, Secretaria Municipal de Saúde revela em balanço que neste ano existam apenas seis casos confirmados de dengue no município, nenhum de febre hemorrágica. No entanto, são esperados resultados de 144 exames.
Os dados foram apresentados ao comitê municipal do controle da dengue em reunião realizada ontem. De acordo com relatório apresentado pela coordenadoria de Vigilância e Saúde, além dos seis casos confirmados, outros seis foram descartados e 144 ainda estão sendo analisados. Outro dado apresentado é de que em 2009 foram confirmados 310 casos, sendo um com febre hemorrágica, que evoluiu para cura. No ano passado 275 casos foram descartados e outras 169 pessoas ainda aguardam resultados. “Infelizmente, o estado é de alerta total. Só a Prefeitura não conseguirá conter o mosquito. A população precisa estar atenta e seguir o que os agentes de endemias explicam nas visitações”, salientou o presidente do comitê e secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial.
Mutirão. Segundo a coordenadoria, de 11 de novembro até o dia 14 deste mês, já foram retirados 118 caminhões com materiais que acumulam água. Hoje, a força tarefa estará nas ruas do bairro Vila Militar. O diretor de Vigilância e Saúde informou que 210 profissionais do Departamento de Controle de Zoonoses trabalham hoje especificamente em função da dengue.
A próxima reunião do Comitê Municipal do Controle da Dengue, formado por diversos membros de instituições, associações, empresas, além de secretarias municipais e Gerência Regional de Saúde, será realizada no dia 26 de março.
Suspeitos. A reportagem do Jornal da Manhã esteve no fim da tarde de ontem na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro São Benedito e constatou que diversas pessoas aguardavam consulta com suspeita de dengue. “A gente vê tanta notícia sobre a doença nessa época do ano, que nos deixa totalmente assustada”, disse uma senhora que esperava por atendimento na unidade.
O vereador José Severino Rosa (PT) encontra-se em recuperação após apresentar sintomas de dengue, mas ainda aguarda confirmação de exame. Há ainda o caso do professor universitário André Coimbra, que morreu no início da semana com diagnóstico de choque séptico, internado também com suspeitas da doença.