A iniciativa surgiu após a participação da FCU no 8º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte, na semana passada (Foto/Jairo Chagas)
A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) “Professor Antônio Carlos Marques” está em tratativas com o Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para promover uma formação voltada aos agentes culturais da cidade e dos municípios que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale).
O objetivo é oferecer capacitação sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Lei Rouanet, patrimônio histórico e prestação de contas. A proposta foi apresentada nesta semana à secretária executiva da Amvale, Vanessa Faria.
A iniciativa surgiu após a participação da FCU no 8º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte, na semana passada. A Fundação foi representada pela chefe da Seção de Planejamento e Políticas Públicas, Luana Rodrigues de Araújo, e pela coordenadora da Coordenadoria de Incentivo a Projetos Culturais, Márcia Resende Otaviano.
De acordo com a instituição, a presença no encontro teve como finalidade acompanhar discussões estratégicas, atualizar-se sobre as políticas públicas federais e estaduais e fomentar parcerias para o fortalecimento do setor cultural e turístico em Uberaba.
“Ciente de seu papel de fomentar, difundir e preservar a cultura e as artes no Município, a Fundação Cultural atua como elo entre a sociedade e o poder público para valorizar a identidade local, estimular a produção criativa e garantir o acesso democrático à cultura”, destacou Márcia Otaviano.