Aparato deve apoiar também as escolas rurais de Uberaba, onde há a atuação de dentistas, mas o reforço de equipe se faz necessário
O consultório é montado no interior de uma van, com todos os periféricos necessários para o perfeito funcionamento (Foto/Reprodução)
Uberaba foi contemplada com uma Unidade Móvel Odontológica por meio do programa Brasil Sorridente, do Governo Federal. Além disso, duas escolas municipais vão receber consultórios portáteis em parceria com a Uniube. As novidades foram confirmadas por Márcia Nomelini, chefe do Departamento de Saúde Bucal, em entrevista à Rádio JM.
A unidade móvel é uma van equipada com consultório odontológico completo, incluindo raio-x portátil, autoclave e todos os equipamentos necessários para atendimento. “É uma estrutura completa, que poderá ser levada para dentro de instituições de ensino, praças, eventos ou comunidades rurais, onde, mesmo com dentistas atuando, às vezes é preciso reforçar o atendimento nas escolas”, explicou Márcia Nomelini.
Segundo a chefe de Saúde Bucal, a van intitulada “Dentinho” é uma aquisição feita pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Tivemos o ‘Dentão’, que era um ônibus, e precisou ser desativado devido à pandemia, pois não era possível realizar vários atendimentos simultâneos sem barreiras. Agora estamos aguardando a chegada da van ‘Dentinho’”, contou. No entanto, ainda não há uma data definida para a entrega da unidade móvel.
Mais atendimento nas escolas de Uberaba
Além do consultório itinerante, a Prefeitura de Uberaba firmou parceria com a Uniube para instalar, até 2026, 14 cadeiras portáteis em duas escolas municipais que já contam com estrutura adequada de biossegurança. São elas: a Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes, no Jardim Copacabana, e a Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães, no Pacaembu, que receberão, cada uma, sete cadeiras odontológicas. Os atendimentos nessas unidades escolares serão realizados por alunos do último período do curso de Odontologia da Uniube, sob supervisão.
“Já identificamos que essas duas escolas possuem condições adequadas de biossegurança para receber as cadeiras. Em visita técnica, constatamos que ambas contam com salas equipadas com bancada, lavatório, iluminação e ventilação necessárias para o atendimento”, ressaltou a chefe do departamento.
Márcia ainda revelou estar em andamento um estudo para ampliar o acesso a próteses dentárias, atualmente ofertadas pela Uniube. A proposta é triplicar a quantidade de próteses disponibilizadas à população, ampliando o acesso a tratamentos de reabilitação.