PROEMINENTE

Uberaba leva propostas e representantes para Conferência Nacional LGBTQIA+

Delegação consolidou três propostas em Belo Horizonte e terá três integrantes na etapa nacional

Publicado em 02/09/2025 às 18:19Atualizado em 03/09/2025 às 09:00
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Uma delegação de Uberaba marcou presença na 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realizada no sábado (30) em Belo Horizonte. O encontro reuniu representantes de todo o Estado para debater políticas públicas em defesa dos direitos dessa população.

A comitiva uberabense foi liderada pela Coordenadoria da Diversidade LGBT+ da Fundação Cultural "Professor Antônio Carlos Marques" e contou com a coordenadora Lucimira Reis Carvalho Ferreira, a gerente do Centro de Referência em Saúde LGBT+ (Cresp), Nayara Arantes, além dos representantes da sociedade civil Bruno Cristiano (Havena), Leon Lima e Nilton Carlos Resende, presidente fundador da Oscip Saiba Viver.

Uberaba conseguiu aprovar três propostas que serão encaminhadas para discussão e votação na etapa nacional da conferência. Entre elas estão:

  • criação de editais de fomento à cultura, ciência e comunicação com percentual destinado a projetos voltados à população LGBTQIA+;
  • instituição de uma Ouvidoria Nacional LGBTQIAPN+ com autonomia e atuação integrada ao Ministério da Justiça, para protocolos de atendimento a vítimas de violência;
  • parceria com instituições de ensino superior para o processo transexualizador.

Além disso, três membros da delegação foram eleitos para representar Minas Gerais na fase nacional: Lucimira Reis e Nayara Arantes pelo segmento governamental e Bruno Cristiano (Havena) pela sociedade civil.

Para Lucimira Reis, o resultado representa um marco para a cidade. “Foi um momento histórico para Uberaba. Mostramos a força da nossa diversidade e a capacidade de proposição de políticas públicas efetivas. Levar duas propostas para a nacional é um reconhecimento do trabalho que desenvolvemos aqui no município e um passo importante para avanços em nível federal”, destacou.

A coordenadora avaliou que a participação fortalece o papel de Uberaba como referência na luta por direitos humanos, igualdade e respeito à diversidade em Minas Gerais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por