
O espetáculo “Solamente Tango” será apresentado em Uberaba nos dias 3 e 4 de dezembro, no auditório Turmalina da UFTM (Foto/Artur Carvalho)
O espetáculo “Solamente Tango” será apresentado em Uberaba nos dias 3 e 4 de dezembro, no auditório Turmalina da UFTM, com entrada gratuita e opção de doação de alimento. As sessões terão audiodescrição e intérprete de Libras, ampliando o acesso do público.
A produção traz coreografias clássicas e contemporâneas do tango, apresentadas pelo casal Nilza y Pablito, que lidera o projeto. Nilza Coqueiro Pires destaca que a proposta é difundir a linguagem do tango para além dos nichos especializados. “O espetáculo expressa amor, paixão, sedução e desilusões amorosas, traduzidos nos característicos movimentos do tango”, afirma. Ela reforça que ampliar o acesso ao gênero é uma forma de democratizar a cultura e incentivar o interesse pela dança.
Ela lembra que o Tango é uma das expressões artísticas mais emblemáticas da cultura argentina e patrimônio imaterial da humanidade reconhecido pela Unesco. No entanto, no Brasil seu acesso ainda é limitado a nichos específicos. "Solamente Tango" visa a ampliar esse alcance, proporcionando ao público de Uberaba a oportunidade de vivenciar a intensidade e a sofisticação desse estilo de dança. “O espetáculo contribui para a democratização da cultura e incentiva o aprendizado e a apreciação da dança”, reforça.
O show inclui apresentações do Estúdio de Dança Raquel Laranjo, do Grupo Artístico DNA/UFTM e intervenções poéticas, além de obras de Astor Piazzolla. O projeto foi selecionado pelo Edital PNAB 10/2024 – Circulação de Espetáculo, da Secult-MG e do Ministério da Cultura.
Serviço
Solamente Tango – apresentações em Uberaba
Data: 3 e 4 de dezembro, às 20h e 15h, respectivamente
Local: Auditório Turmalina da UFTM – Av. Getúlio Guaritá, 159, Abadia
Entrada gratuita – aberta a doação de 1 kg de alimento ou 1 litro de leite
Audiodescrição e intérprete de Libras disponíveis