No último mutirão cerca de 70% dos animais atendidos foram gatos (Foto/Reprodução)
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) já tem programado para novembro o próximo Mutirão de Castração Animal em Uberaba. O anúncio foi feito com exclusividade à Rádio JM pelo titular da pasta, Edno Silveira, que destacou o papel fundamental das protetoras no processo de resgate e auxílio à política de controle populacional. A ação será realizada em parceria com o governo do Estado.
De acordo com o secretário, no último mutirão cerca de 70% dos animais atendidos foram gatos, justamente pela mobilização dos voluntários. “As protetoras chegam com 10, 12 gatos nas gaiolas, muitas vezes passando a madrugada capturando os animais. Sem elas, não conseguiríamos alcançar esse resultado”, afirmou.
Edno ressaltou que o controle populacional é a principal política pública da Semam, lembrando que a reprodução descontrolada pode gerar números alarmantes. “Um casal de gatos, por exemplo, que dá três crias ao ano, com quatro gatos cada uma, e com seus descendentes reproduzindo igualmente, em 10 anos teremos mais de 80 milhões de animais. É um crescimento exponencial. Por isso, o trabalho de castração é fundamental”, explicou.
Além da preocupação local, os números nacionais reforçam a importância das políticas de controle reprodutivo. Dados do Instituto Pet Brasil (IPB) apontam que a população de gatos no Brasil chegou a 30,8 milhões em maio de 2025, um aumento de 5,4% em relação a 2022 e de mais de 5 milhões desde 2020. Embora os cães ainda sejam maioria, com cerca de 62,2 milhões de animais, os felinos têm apresentado crescimento proporcionalmente maior nos lares brasileiros.
Hoje, os gatos já representam 65% das adoções no país, segundo o Censo Pet IPB. Já com relação aos animais errantes, estima-se que existam em torno de 10 milhões de gatos de rua no país, de um total de aproximadamente 30 milhões de animais abandonados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na edição mais recente, encerrada em agosto, 1.068 animais foram castrados no Hospital Veterinário da Uniube (HVU), sendo 768 gatos e 300 cães. Destes, aproximadamente 80% são considerados errantes. O resultado consolidou a 11ª edição do Mutirão como o maior de Minas Gerais, segundo o secretário, e elevou para mais de 12,5 mil o número de animais atendidos desde 2022.