A comemoração do dia do servidor público pegou desprevenida boa parte da população que encontrou as portas de algumas repartições fechadas ontem. O comerciante Joaquim Rodrigues de Sousa foi um deles. Ele só descobriu a respeito do feriado da categoria ao tentar marcar uma consulta no ambulatório do Hospital de Clínicas, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Ocorre que, como a data oficial da comemoração é no dia 28 de outubro, instituições federais e estaduais anteciparam a data para essa segunda-feira, como foi o caso da Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, que decretaram ponto facultativo. A Justiça Estadual, Receita Federal, bem como o INSS e o Fórum Melo Viana também tiveram descanso prolongado nesse último fim de semana.
Outros órgãos como a Prefeitura, a Justiça Estadual e a Trabalhista adiaram a data para a próxima sexta-feira (30), o que deve se estender até o dia 2 de novembro, para que o funcionalismo aproveite o fim de semana prolongado, já que na segunda-feira é feriado nacional de Finados.
Segundo assessoria da Prefeitura, não haverá expediente no dia 30, tendo em vista a lei de 9 de outubro de 2009, de nº 761/2009, que decreta ponto facultativo neste dia. Sendo assim, apenas a Ceasa, o Mercado Municipal e as Unidades de Pronto-Atendimento do Abadia e São Benedito, a central de ambulância e o Samu manterão expediente normal.