CIDADE

Uberabenses vão celebrar dia de Nossa Senhora do Rosário

Grupos de capoeira, congadas, moçambique e afoxé prometem alegrar as ruas da cidade com danças e músicas típicas da cultura afro, hoje.

Publicado em 18/10/2009 às 17:08Atualizado em 17/12/2022 às 05:27
Compartilhar

Grupos de capoeira, congadas, moçambique e afoxé prometem alegrar as ruas da cidade com danças e músicas típicas da cultura afro, hoje. A festa é em comemoração ao dia de Nossa Senhora do Rosário e começa às 8 horas, na casa de um dos integrantes da congada.

“Iniciamos o dia com um café da manhã com comida típica de nossa cultura, como bolo de mandioca e fubá, rapadura e pé-de-moleque. Depois disso, sairemos por algumas ruas do bairro Mercês e Centro, chegando na Leopoldino de Oliveira, de onde caminharemos até a Igreja São Domingos”, afirma o presidente do Conselho Afro em Uberaba, Evaldo Alves Cardoso, o Saruca.

Segundo ele, ao todo são 17 grupos de congadas e moçambique, o que dá um total de mil pessoas, mas a expectativa de público de 1,5 mil, que farão o acompanhamento até a igreja. Para não haver tumulto no trânsito, o presidente explica que quatro motos da Guarda Municipal farão a escolta. “O grupo é composto por crianças, jovens e adultos, e que dentro da igreja também irão participar da celebração com atabaques, berimbau e percussão acompanhando os cantos que são todos diferenciados do coral afro”, afirma.

A missa da Igreja São Domingos está marcada para começar às 12h e será celebrada pelo padre Alex Pereira, da paróquia Nossa Senhora do Rosário. Após a celebração, terá o almoço festivo, e a festa tradicional da cultura afro durante todo o dia, em cada instituição.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por