A praça de esportes do conjunto Manoel Mendes deverá passar por terceira reforma. O local é motivo de reclamação dos moradores que questionam as condições em que o complexo se encontra.
A grama com aspecto morto e parte da vegetação destruída se mistura ao cenário de depredação da quadra que teve o muro devastado. Os vestiários estão sem portas e janelas e acumulam lixo, além de pichação e utensílios usados por usuários de drogas. Restos de roupas íntimas, além de fraudas descartáveis e dejetos compõe o ambiente que em outra ocasião era utilizado para troca de uniforme dos atletas.
Moradora há 2 anos no bairro, a atendente Viviane Cristina Alves conta que deixou de frequentar a praça com a família por conta da sujeira e mau cheiro.
Segundo o líder comunitário Edilson Chagas Maciel, além das dificuldades enfrentadas com a falta de segurança no campo, a quadra de areia que está repleta de resíduos e materiais descartáveis gera transtornos aos moradores. “Em épocas em que o vento é muito forte, a poeira vai toda para a casa dos vizinhos aqui de frente”, observa.
De acordo com o subsecretário de Esportes, Carlos Dalberto de Oliveira Júnior, o Belzinho, depois de duas tentativas de manutenção da praça, o ponto passará por reparação novamente. Belzinho argumenta que os orçamentos apontam gastos de R$ 22 mil que não tiveram retorno. Ele ressalta que a secretaria está realizando um levantamento em todas as áreas esportivas da cidade e após análise e liberação de recursos, elas serão revitalizadas. Além do complexo no bairro Manoel Mendes, campos como Zé do Tiro, Maringá, Uberaba I e Jardim Uberaba fazem parte da lista de restaurações.