O Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses iniciou nesta segunda (8), o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. De acordo com a Seção de Controle de Endemias, serão avaliados cerca de 7 mil imóveis para a aplicação do levantamento por amostragem. A ação segue até sexta-feira (12).
O último Liraa realizado no Município, em outubro passado, apontou infestação de 3%, o que indica risco médio para possível epidemia de dengue.
O Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (Liraa) é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, o trabalho está sendo realizado para coleta de amostragens em todos os bairros da cidade, aplicando uma média de visitas em imóveis.
"Cerca de 200 agentes de endemias estão envolvidos na ação, que é muito importante para a programação das atividades que devem ser realizadas nos próximos meses. Pedimos a colaboração da comunidade na recepção dos agentes de endemias para a realização desta amostragem", disse.
Ele ainda destacou que, paralelamente ao Liraa, o trabalho de combate às arboviroses no Município é diário e contínuo, com as visitas aos bairros de forma geral e intensificação do mutirão em pontos críticos.
Caso o morador tenha dúvidas sobre a visita do agente, deve entrar em contato no telefone 3315-4173 e solicitar a confirmação da identidade do agente de combate às endemias.