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Aciu oferece palestra para atrair clientes

Aciu promoveu, na última semana, palestra aos empresários enfocando o tema: como manter clientes para toda a vida. O administrador João Batista Correia...

Publicado em 17/09/2012 às 11:12Atualizado em 19/12/2022 às 17:20
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Aciu promoveu, na última semana, palestra aos empresários enfocando o tema: como manter clientes para toda a vida. O administrador João Batista Correia, representante da Federação das Associações Empresariais e Comerciais de Minas Gerais, repassou aos empresários noções sobre a importância de valorizar os clientes.

De acordo com João Batista, para o comerciante manter o cliente é preciso ter a atenção voltada para o óbvio – organização, limpeza e uma equipe treinada – e a próxima etapa é desenvolver ações que motivem os funcionários. “Antes de tentar fidelizar o cliente externo, é preciso conquistar o cliente interno. O empresário deve desenvolver algumas técnicas importantes, como o acompanhamento do cliente depois da realização da compra. O ato de fidelizar o cliente o deixa satisfeito com a loja e o faz continuar comprando”, explica o palestrante.

Hoje, para atrair o consumidor, o empresário deve ter atitudes que vão além de preços acessíveis. Segundo João Batista, preço não gera fidelidade, pois a pessoa sempre está em busca de preço baixo, independente da loja. Portanto, é preciso oferecer benefícios que vão além do preço, ações que vão do atendimento ao pós-compra para manter o cliente.

Além disso, o palestrante ressalta que é preciso valorizar o produto, mostrar ao cliente que, independente do preço, o produto é de qualidade, e, ainda, que não adianta ter um bom atendimento se não está sendo oferecido um produto adequado ao público alvo. Por outro lado, é importante que o comerciante esteja antenado

às tecnologias.

“É preciso trabalhar o comportamento do empresário, objetivando a satisfação do funcionário e do cliente externo, acompanhando as necessidades de cada setor. Na palestra despertamos o empresário para esta realidade, pois, na maioria das vezes, sabem fazer, mas não tomam as atitudes certas”, explica João Batista. Ele ressalta que as técnicas foram repassadas ao público através de cases e filmes, histórias que ilustraram a forma mais adequada de se relacionar com os clientes.

 

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