GERAL

AGU garante no STF manutenção da anistia ampla, geral e irrestrita

Por sete votos a favor e dois contra, o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu o posicionamento da Advocacia-Geral da União

Publicado em 30/04/2010 às 00:40Atualizado em 20/12/2022 às 06:45
Compartilhar

Por sete votos a favor e dois contra, o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu o posicionamento da Advocacia-Geral da União (AGU) de que a anistia concedida pela Lei 6.638/79 é ampla, geral e irrestrita. Por isso, a norma abrange também os crimes comuns, praticados por agentes públicos contra opositores políticos, durante o regime militar.

No julgamento histórico, apoiaram o entendimento da AGU os ministros Marco Aurélio Mello, Eros Grau, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Ellen Gracie, Celso de Mello, e o presidente da Corte, Cezar Peluso. Foram vencidos os ministros Ricardo Lewandowski e Carlos Ayres Brito.

A decisão foi no julgamento STF da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 153, proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com o objetivo de declarar a inconstitucionalidade do parágrafo 1º do artigo 1º da Lei nº 6.638/79. Para a OAB, a norma violaria a isonomia em matéria de segurança, o preceito fundamental do direito de não ocultar a verdade e os princípios democráticos e republicanos.

A lei garante a anistia "a todos quantos, no período compreendido entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes políticos ou conexo com estes". Consideram-se conexos "crimes de qualquer natureza relacionados com crimes políticos ou praticados por motivação política".

Durante o trâmite do processo no STF, a AGU apresentou memoriais e manifestações contra o pedido da ADPF e o advogado-geral da União, ministro Luiz Inácio Lucena Adams, fez sustentação oral em defesa da Lei de Anistia na quarta-feira (28/04). Segundo ele, a Lei de Anistia foi um instrumento que permitiu uma transição segura do regime da ditadura para a democracia e surgiu da negociação entre o Congresso Nacional e a sociedade civil, inclusive com apoio do próprio Conselho Federal da OAB.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por