O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial da União o Ato COTEPE/PMPF nº 16/2025, com a nova tabela de preços médios ponderados ao consumidor final (PMPF) dos combustíveis. Os valores entram em vigor a partir de 16 de julho de 2025.
A tabela inclui os preços do litro do etanol hidratado (AEHC), gasolina (GNV), querosene de aviação (QAV) e outros combustíveis, definidos com base nas informações fornecidas pelos estados e pelo Distrito Federal.
Gasolina: os estados com preços mais altos e mais baixos
Abaixo, veja a tabela completa com os preços por unidade federativa (UF):
Alguns estados registraram reduções nos preços, como Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Rio de Janeiro e Sergipe, indicados com sinalizações na tabela oficial.
O que é o PMPF?
O PMPF é o valor de referência usado pelos estados para calcular o ICMS sobre os combustíveis. Embora não represente o preço praticado diretamente nos postos, ele influencia o custo final ao consumidor.
O novo valor passa a valer para todas as bombas do país a partir de 16 de julho. A atualização do PMPF é periódica e visa adequar os valores à média do mercado praticada em cada estado.
Para conferir a lista completa dos preços por estado, acesse o Diário Oficial da União.
Fonte: O Tempo