A atividade econômica brasileira registrou alta de 0,75% em junho diante de maio, segundo o IBC-Br (Índice Mensal de Atividade) divulgado pelo Banco Central na sexta-feira (17)
SÃO PAULO - A atividade econômica brasileira registrou alta de 0,75% em junho diante de maio, segundo o IBC-Br (Índice Mensal de Atividade) divulgado pelo Banco Central na sexta-feira (17). O indicador é considerado uma antecipação da tendência do PIB (Produto Interno Bruto).
O resultado indica avanço de 1,54% diante de junho do ano anterior e de 0,53% no acumulado desde janeiro de 2012. Já na soma dos últimos doze meses, a alta apurada é de 1,09%.
Entenda o indicador. Divulgado com abrangência nacional mensalmente pelo Banco Central desde março de 2010, o IBC-Br foi calculado retroativamente desde 2003. O índice constitui-se em um indicador que incorpora a trajetória das variáveis consideradas essenciais para o desempenho de três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços.
A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para estes três setores econômicos acrescida dos impostos sobre produtos, que são projetados a partir da evolução da oferta total (produção + importações). As comparações realizadas pelo Banco Central sugerem a relevância do cálculo do IBC-Br como indicador antecedente do PIB, mas o BC ressalta que ele não projeta e nem mede o PIB brasileiro.
De acordo com a autoridade monetária, o dado somente incorpora e sintetiza informações, que são de conhecimento público, sobre a atividade econômica doméstica e servem de base para o cálculo oficial do IBGE.