O Posto Avançado de Conciliação Extra Processual de Uberaba, um dos serviços prestados pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), está com demanda cada vez maior. De 2011 até agora foram enviadas 51.224 cartas-convites destinadas aos reclamados, o que significa o número de processos de conciliações em que estão trabalhando. Ao reclamante é entregue somente a pauta da reunião. A maioria dessas pessoas é uberabense.
De acordo com a coordenadora do Posto, Patrícia Baldiotti Araújo, em torno de 87% das pessoas que vão às audiências têm feito acordo, o que está dentro das expectativas. Mesmo assim, ela comenta que a sociedade ainda precisa mudar a mentalidade e comparecer mais às audiências. “O número de ausentes é grande. A parte reclamante tem de recorrer ao Judiciário, o que gera mais custos e leva mais tempo. Com o sistema de conciliação, além de ser rápido e sem custo, são as próprias pessoas que chegam a um consenso, com a ajuda do mediador”, comenta.
Atualmente, o posto trabalha com dez mediadores por dia, treinados pelo Tribunal de Justiça, que recebem ajuda de custo da Aciu. Como a tendência é de que o serviço continue crescendo,
Patrícia aproveita para chamar o público de Uberaba para resolver suas pendências. “A gente quer trazer mais pessoas, mais empresários e mais comerciantes. Vamos tentar uma conciliação, que trará benefício para os dois lados. O ideal é que as pessoas aproveitem o 13º que está chegando para acertar as contas.”, salienta Patrícia.
A maioria dos processos se dá pela falta de pagamento. O serviço é disponibilizado todos os dias, das 8h às 18h, e foi inaugurado em dezembro de 2010, com audiências começando de forma efetiva em 2011.