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Burocracia prejudica na hora de alugar imóvel

Consumidor deve ficar em alerta quanto à burocracia criada por imobiliárias. Em reunião realizada entre os...

Publicado em 15/08/2012 às 10:51Atualizado em 19/12/2022 às 17:55
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Consumidor deve ficar em alerta quanto à burocracia criada por imobiliárias. Em reunião realizada entre os integrantes do Conselho Municipal do Direito do Consumidor, um dos assuntos debatidos foi quanto  às exigências estabelecidas pelo setor. Imobiliárias que cobram documentos que não são obrigatórios na hora da compra ou aluguel de uma casa.

De acordo com o presidente do conselho, Sebastião Severino Rosa, chegou ao órgão a reclamação de que algumas imobiliárias estão exigindo do consumidor além do necessário como garantia na hora da locação de um imóvel. Exemplo disso é o excesso de documentos e garantias, exigindo que as pessoas apresentem no mínimo dois fiadores para o contrato

de aluguel.

“Por isso estamos orientando aquele consumidor que se sentir prejudicado a buscar seus direitos e formalmente registrar uma reclamação na própria imobiliária, no Procon e, em alguns casos, judicialmente”, alerta o presidente do conselho, Sebastião Severino.

Diante dessas reivindicações, caso sejam registradas no órgão de defesa do consumidor, é possível cobrar das imobiliárias para que esta situação seja abrandada, dando garantias aos donos de imóveis e, ao mesmo tempo, sem excesso ao inquilino e sem prejudicar o consumidor.

“Em caso de dúvidas na hora do contrato, é importante que o consumidor se inteire

antes de todas as exigências realmente obrigatórias. Nesse caso, o consumidor pode procurar o Procon para se informar”, explica Sebastião Severino.   

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