O principal fator responsável por esta queda foi a diminuição do ritmo de obras na cidade devido ao período de chuva
Vendas de materiais de construção em Uberaba caíram em março, se comparadas ao total registrado em fevereiro. Para executivos e empresários do setor, o principal fator responsável por esta queda foi a diminuição do ritmo de obras na cidade devido aos constantes registros de chuva no último mês.
Segundo Rafael Faria Bernardo, gerente administrativo de uma loja de materiais de construção instalada no município, as comercializações desses materiais foram 10% menores no terceiro mês do ano em relação a fevereiro. “Com as chuvas, muitas pessoas param suas obras para evitar problemas estruturais. Além disso, o carnaval prejudicou o desempenho em março”, aponta.
De acordo com José Orígenes de Oliveira Júnior, sócio proprietário de outra loja de materiais de construção na cidade, confirma esta oscilação negativa nas negociações. “Além da chuva, outra dificuldade para os potenciais compradores também pesou: a Caixa Econômica Federal tem restringido um pouco a liberação de crédito para compras financiadas”, afirma.
“Desde a virada do ano, tenho percebido essa contenção. Acredito que há uma relação dessa conduta com a mudança de governo promovida neste período”, reforça.
Apesar da diminuição das vendas no mês passado, Rafael Faria garante não estar preocupado, pois já identificou reação neste mercado em abril. “Começamos este mês bem melhor. Com a redução das chuvas, os clientes voltaram. Se continuar este embalo, teremos elevação de 15% nas comercializações em relação a fevereiro e 25% ante março”, projeta.