O calor e a umidade prolongada causada pelo longo período de chuvas aumentam o risco de casos de dengue. Portanto, o Centro de Controle de Zoonoses alerta para os cuidados permanentes, evitando a proliferação do mosquito transmissor, que se acentua com o tempo quente e chuvas. A população não deve dar trégua e evitar água parada.
De acordo com o chefe de controle de endemias da Zoonoses, Leonardo Gomide dos Santos, no período de estiagem a população se esquece dos cuidados necessários com a dengue, mas com o início das chuvas é preciso se preocupar com a transmissão da doença, observando locais que podem servir como criadouro do mosquito transmissor. As pessoas devem ficar em alerta principalmente com as calhas, que podem estar entupidas por conta das folhas levadas pelo vento, acumulando água, e com o sol, logo em seguida a situação fica ainda mais propícia para a proliferação.
“No período de seca, esses ovos do mosquito podem ficar em pontos de acúmulo de água durante meses, no período de chuva esses locais terão contato com a água, os ovos vão eclodir, acontecendo todo processo de evolução até se tornarem o mosquito adulto. Ao contrário do que muitos pensam, o cuidado com dengue deve ser durante todo o ano, não só no período das águas”, explica Leonardo.
Além das calhas, as pessoas também devem estar atentas em outros locais que podem acumular água, como bebedouros e vasos de plantas, e ainda em imóveis abandonados, se perceberam que há água parada é preciso entrar em contato com o “disque-dengue” para que os agentes da zoonoses se dirijam até o local e façam a limpeza.
“O trabalho de prevenção da dengue acontece durante todo o ano, mas as atividades somente são intensificadas no período chuvoso de alta transmissão”, explica Leonardo, ressaltando que a Secretaria de Saúde têm registrado casos de dengue nos últimos meses, e a grande preocupação com a dengue começa agora com a chuva. A secretaria já elaborou um plano de ação para ser desenvolvido no período chuvoso que acentua durante os meses de dezembro e janeiro. (GS)