GERAL

Cidade registrou quase 1,8 mil casos de dengue no primeiro semestre

O primeiro quesito dentre as ações desenvolvidas é a visita de rotina dos agentes nos diversos...

Publicado em 15/07/2012 às 15:15Atualizado em 19/12/2022 às 18:32
Compartilhar

Divulgado no final da semana passada o balanço das ações de controle da dengue, compreendendo o período de 2 de janeiro a 6 de julho. Conforme o relatório, nos últimos anos, o município tem atingido as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde em relação à tratativa com a dengue.

O primeiro quesito dentre as ações desenvolvidas é a visita de rotina dos agentes nos diversos imóveis de Uberaba. Foram mais de 277 mil visitas até o momento, e ainda estão no terceiro ciclo de visitas em andamento. A visitação em pontos estratégicos, ou seja, em ferros-velhos, grandes borracharias, clubes desativados ou locais de grande incidência de focos totalizou 1.656 fiscalizações. O Ultrabaixo volume, também chamado de “fumacê”, atingiu mais de 500 mil imóveis na cidade.

Entre outras formas verificadas na proliferação da dengue os pneus, guardados em locais impróprios, são grandes inimigos da população. Os agentes coletaram mais de 390 quilos de pneus em 185 borracharias. O Mutirão da Limpeza também age no recolhimento de materiais onde pode proliferar o mosquito e, neste caso, foram retirados 51 caminhões, totalizando mais de 25 toneladas. Ainda ações educacionais foram contempladas no balanço, sendo 42 palestras que beneficiaram cerca de 2.400 pessoas. Em 39 estandes, foram atingidas cerca de 4 mil pessoas.

O diretor do Centro de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, está satisfeito com os bons resultados, mas não deixa de ressaltar que o principal responsável pela extinção do mosquito da dengue continua sendo a população. “Mesmo que a transmissão seja baixa nesta época do ano, pelo histórico de Uberaba, em pesquisas de campo do departamento, mostra que os criadouros da cidade estão também em pratos de vasos e bebedouros de animais”, explica.

Os casos confirmados de dengue clássica, até o momento, foram 1.774, com um caso com complicações. Outras 573 suspeitas estão aguardando resultado.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por