Cerca de 100 representantes da classe produtora, entre pecuaristas e lideranças do setor, participaram de reunião realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na quarta-feira, 2, na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), durante a 78ª ExpoZebu. O encontro teve como objetivo discutir propostas para integrar documento que será apresentado pela CNA, durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro (RJ).
Segundo o mediador da reunião, Sérgio Cordioli, a contribuição dos pecuaristas enriqueceu o que já havia sido anotado em um primeiro encontro, em Brasília (DF), no dia 18 de abril. Divididos em grupos de trabalho, os pecuaristas apresentaram propostas para cinco temas: meio ambiente, inovação e tecnologia, educação no meio rural, segurança alimentar e nutricional e erradicação da pobreza.
Sobre o tópico meio ambiente, os pecuaristas reivindicam remuneração pelos serviços prestados em termos de preservação da biodiversidade. Quanto à tecnologia, foi aprovada proposta de criação de um fundo internacional pelos países ricos e emergentes para financiar a implantação de procedimentos visando ao desenvolvimento agrícola e pecuário de forma sustentável.
Os pecuaristas querem ainda ver na grade curricular das escolas do mundo toda uma disciplina que fale sobre produção sustentável.
A CNA vai incorporar todas essas sugestões à base de informações, que será concluída na terceira reunião do grupo, no dia 8 de maio, em São Paulo, na sede da Sociedade Rural Brasileira.