GERAL

Colesterol alto de origem genética pode levar a infarto antes dos 50

Levantamento do Instituto do Coração revela que existem no Brasil até 400 mil pessoas com colesterol alto de origem...

Publicado em 02/10/2012 às 11:43Atualizado em 19/12/2022 às 17:06
Compartilhar

Levantamento do Instituto do Coração (Incor) revela que existem no Brasil até 400 mil pessoas com colesterol alto de origem genética, mal que pode levar ao infarto e ao AVC antes dos 50 anos de idade. Isso representa quase 90% da população brasileira e o mais alarmante é que somente 10% delas sabem que são portadores de hipercolesterolemia familiar (HF), infelizmente porque a doença é silenciosa.

O ideal é realizar o diagnóstico, através de rastreamento genético, o mais precoce possível, já que a doença não restringe idade. “Com o tratamento correto, é possível retardar de 10 a 30 anos a mortalidade em pessoas com esse mal, com melhora substancial de sua qualidade de vida, já que elas terão menos eventos cardiovasculares ao longo dos anos”, explica o cardiologista do Incor, Raul dos Santos Filho.

O cardiologista explica que, infelizmente, 90% dos portadores sequer imaginam que têm a doença e passarão anos indo de médico em médico sem ter solução para seu colesterol alto. Nesse meio tempo, o processo de aterosclerose no seu organismo, acelerado desde o nascimento, irá evoluir rapidamente, aumentando de 10 a 20 vezes o risco de obstruções nas veias e artérias do coração (infarto) e do cérebro (acidente vascular cerebral).

Tratamento. O cardiologista destaca que o colesterol alto está comumente associado a maus hábitos alimentares, à falta de atividade física e a fatores diversos, como disfunção hormonal e obesidade. Nesses casos, geralmente a administração de estatinas (em média, 10 mg), associada à dieta de baixo colesterol e à prática de atividade física, costuma equilibrar os níveis de colesterol no sangue, bem como um check-up periódico.

O consumo excessivo tanto de gordura de origem animal quanto de frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados predispõe ao acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, a pressão arterial e os riscos de infartos e AVC. Por isso, sementes de chia e de linhaça, ricas em ômega 3, auxiliam na prevenção, já que a substância ajuda a diminuir o colesterol e a pressão arterial. O cacau é fonte de epicatequinas e catequinas de efeito antioxidante, que reduzem a agregação plaquetária e auxiliam no controle do colesterol.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por