Com grande quantidade de obras em andamento em Uberaba, a contratação de profissionais para...
Com grande quantidade de obras em andamento em Uberaba, a contratação de profissionais para pequenos trabalhos ficou difícil e com o dobro do preço. Portanto, na hora de contratar um profissional da área é preciso planejar bastante. Por outro lado, a previsão é de que, nos próximos meses, os preços sofram redução, pois as obras na cidade estão na reta final.
A estimativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Uberaba (Sinduscon) é que, só em Uberaba, 12 mil pessoas estejam empregadas no setor e, mesmo assim, falta mão de obra. Quem é contratado para reformar cobra diária até 50% maior do que aquele que vai construir. De acordo com o presidente do sindicato, Nagib Facury, esse é o primeiro reflexo do crescimento da construção civil. “Mas já estamos com o sinal de alerta ligado, pois neste momento começa a ser registrado declínio na atividade. No próprio Caged, é possível perceber maior nível de desemprego, pois grande parte das obras já foi concluída e as que estão sendo realizadas estão na fase final. Portanto, a previsão é de que os profissionais revejam os preços”, explica Nagib.
O presidente do sindicato sugere ao consumidor que pesquise mais na hora de contratar um profissional do setor, pois, diante da previsão de queda no nível de emprego da construção civil, a tendência é de preços mais baixos. E a melhor dica é para que a pessoa tenha mais paciência e pesquise melhor os preços.
“Terminamos uma grande obra, o projeto Minha Casa Minha Vida I. Os profissionais de fora já retornaram à cidade de origem, restando apenas os engenheiros de Uberaba. Portanto, as empresas não estão tendo mais dificuldades para contratar”, afirma Nagib.