Movimento de consumidores no comércio varejista cresceu 11,3% em julho em relação ao mesmo mês...
Movimento de consumidores no comércio varejista cresceu 11,3% em julho em relação ao mesmo mês do ano passado, e Uberaba acompanha este índice. Segundo economistas e empresários, diversos fatores vêm propiciando este crescimento, entre eles a queda dos juros anunciada pelo Governo Federal. A previsão é de aumento de vendas no segundo semestre.
Os dados foram divulgados pela Serasa de Atividade do Comércio e esta foi a maior elevação do índice neste tipo de comparação desde dezembro de 2010. De acordo com o economista Sergio Martins, este crescimento está atrelado à queda de juros, que permanece até hoje, ao recuo da inadimplência, à melhora na geração de empregos e ao aumento da renda.
“Este aumento pequeno, de apenas um 1,3% em relação ao mês de junho deste ano, já significa algo, haja vista que no segundo semestre as vendas no comércio varejista tendem a crescer, assim como em todos os anos, por se tratar de período em que o consumidor já está mais aliviado de dívidas e impostos”, explica.
Já o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, lembra que, no período de julho, a movimentação no comércio costuma ser maior em relação aos outros meses, por conta do período de férias. As pessoas estão com dinheiro no bolso e dispostas a consumir. A perspectiva é de que o ritmo continue acelerado neste mês de agosto, por conta do Dia dos Pais.
Ainda segundo os dados divulgados pela Serasa, as lojas de material de construção foram as que mais receberam clientes, na comparação de julho de 2012 com julho de 2011, acusando alta de 14,2%. Em Uberaba também foi registrado esse crescimento, atrelado ao programa
Minha Casa Minha Vida.
“Nos últimos meses, a Cohagra fez a entrega de várias casas, e a maioria das famílias, antes de se instalar na nova moradia, investe na construção de muros e ampliações. Assim, as lojas relacionadas ao setor estão mais movimentadas”, explica Manoel, lembrando que grande parte dessas famílias vivia de aluguel. Com a mudança para a casa nova, o proprietário da residência alugada também tem que fazer alguns investimentos na estrutura.
A pesquisa da Serasa Experian aponta, ainda, que o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática foi o que mais puxou a expansão média da atividade do comércio em julho ante o mês anterior.