Segundo informações divulgadas pelo Sindicato da Construção Civil de Uberaba (Sinduscon), no mês de julho o Custo Básico da Construção Civil (CUB) ficou em R$ 752,52...
Segundo informações divulgadas pelo Sindicato da Construção Civil de Uberaba (Sinduscon), no mês de julho o Custo Básico da Construção Civil (CUB) ficou em R$ 752,52, representando 0,32% de alta em relação a junho. Entretanto, segundo o economista, Karim Abud Mauad, responsável pelo levantamento no Sinduscon, este não foi um aumento significativo e, por isso, não deve refletir no bolso do consumidor.
O CUB é medido através do metro quadrado de uma casa, conforme a inflação, a partir de valores dos preços de 30 materiais, mão de obra – inclusive o valor pago ao engenheiro – e equipamentos usados no setor. “No mês passado, tivemos leve aumento atingindo poucos produtos, entre os quais alguns derivados do diesel, materiais elétricos, pintura e mão de obra. Mas foi um reajuste irrisório e quase podemos dizer que o nosso metro quadrado está estabilizado”, garante Karim.
De acordo com o economista, isso significa que, para aquelas pessoas que vão construir, não deve haver mudanças. “Podem continuar com a obra, com os projetos, pois os preços estão, de certa forma, estabilizados. A economia está caminhando bem, não está como nos anos de 2009 e 2010, em que houve desaceleração. Não estamos tendo escassez de produto. Sendo assim, o CUB reflete neste bom momento da economia uberabense e dá tranquilidade para as pessoas que estão pensando em construir, reformar e ampliar”, explica o economista Karim, ressaltando ter havido um leve crescimento.
Em alguns casos, ainda conforme Karim, o consumidor nem vai perceber esse aumento, pois, na hora da compra, com promoções e descontos, o preço não estará mais alto.