Considerada a segunda maior data do ano para o varejo, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães começa a movimentar o comércio local. Empresários do segmento esperam incremento nas vendas superior às do ano passado.
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fúlvio Ferreira, acredita que o comércio tenha reação positiva entre 8% e 10% em relação a 2011. “Entre os produtos que mais serão procurados para presentear as mães estão aqueles de uso pessoal, como roupas, joias, perfumes, flores e eletrônicos, como celulares inteligentes”, ressalta Fúlvio.
No Shopping Uberaba, a expectativa é de que o crescimento das vendas no Dia das Mães chegue a 10%, percentual acima do estimado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que é de 8%. De acordo com o presidente da Associação dos Lojistas do Shopping Center Uberaba (Assoceu), José Eduardo Cezar de Oliveira, para essas estimativas leva-se em conta que neste período os consumidores já estarão livres das oneradas despesas de início de ano. A divulgação de taxas menores de juros e crédito ao mercado, feita pelos bancos, sinaliza maior aquecimento na temporada.
José Eduardo observa que, caso ocorra mudança no clima, o reflexo será um incremento ainda maior nas vendas, principalmente no segmento vestuário. Destaca, também, a ExpoZebu, quando o Shopping Uberaba recebe grande público de visitantes, contribuindo para os resultados. Quanto às contratações temporárias, o presidente entende que são em número menor, pois as empresas já estão estruturadas. “Todos do varejo estão preparados para a importante data”, conclui.