GERAL

Empresas têm até 31 de maio para declarar VAF

De acordo com o secretário da Fazenda, Edvar Newton Pereira, toda empresa é obrigada a entregar o documento...

Publicado em 17/04/2012 às 13:35Atualizado em 17/12/2022 às 08:58
Compartilhar

Declaração Anual do Movimento Econômico e Fiscal (Damef) para o cálculo do Valor Adicionado Fiscal (VAF) de 2012 deve ser feita até o dia 31 de maio. A data-base é referente ao ano de 2011.

De acordo com o secretário da Fazenda, Edvar Newton Pereira, toda empresa é obrigada a entregar o documento e deve fazê-lo o mais rápido possível, não deixando para a última hora, a fim de evitar, entre outros tipos de problemas, a sobrecarga no sistema de transmissão.

O VAF é a declaração Anual do Movimento Econômico, que é elaborada pelas empresas cujas atividades são do ramo comercial, ou industrial, que geram o Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS) ou seu deferimento e isenções.

O repasse de ICMS pelo Estado para o Município é calculado com base na média de dois anos das declarações do VAF e representa parcela importante da arrecadação do município de Uberaba.

Essa média pode variar em função de alguns fatores: abertura e ou encerramento, ou mesmo queda no movimento econômico das empresas, além das situações omissas pela ausência das declarações do VAF. Para contribuintes participantes do Simples Nacional, a Declaração Anual do Simples Nacional (Dasn), entregue anualmente à Secretaria da Receita Federal do Brasil, substitui a obrigação de entregar a Damef.

IPTU. Prefeitura de Uberaba ainda não possui balanço parcial da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos (TCRSU). A taxa única e a primeira do parcelamento dos tributos municipais venceram no dia 5 de abril. Este ano, a PMU tem expectativa de arrecadação superior a R$ 40 milhões.

De acordo com o secretário da Fazenda, o levantamento depende do processamento dos dados pelo Banco do Brasil. “Somente após

a conclusão desse trabalho, nós teremos o valor prévio arrecadado”, informa. Segundo ele, houve a demora no processamento dos valores.

O secretário acredita que neste início de semana terá fechado o relatório final do balanço prévio de arrecadação. O documento será encaminhado para a análise do prefeito Anderson Adauto (PMDB). Em seguida, os valores serão divulgados ao Jornal da Manhã.

Por outro lado, o titular da Sefaz revela que no dia do vencimento apenas 164 pessoas procuraram o Centro Administrativo. Durante o período, foram retiradas 340 novas guias para pagamento. Além disso, ele informa que 2.400 boletos foram emitidos através do site da PMU na Internet.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por