O ex-presidente norte-americano Joe Biden, de 82 anos, está realizando sessões de radioterapia e tratamento hormonal como parte do protocolo médico para combater um câncer de próstata. A informação foi confirmada neste sábado (11) por um porta-voz do democrata.
Biden revelou em maio que havia sido diagnosticado com uma forma agressiva da doença, com metástases ósseas. Segundo seu escritório, o câncer apresentava pontuação 9 na escala de Gleason, que mede o grau de agressividade dos tumores de próstata em uma escala que vai até 10.
De acordo com especialistas, a radioterapia utiliza feixes de energia para eliminar células cancerígenas, sendo indicada em diferentes estágios da doença. Já o tratamento hormonal tem como objetivo reduzir os níveis de andrógenos, hormônios masculinos que estimulam o crescimento das células do câncer de próstata.
O democrata desistiu de concorrer à reeleição em 2024, alegando motivos de saúde. Na ocasião do anúncio do diagnóstico, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a comentar o caso, afirmando que a condição de saúde de Biden já era conhecida anteriormente.