As fêmeas participantes do Concurso Leiteiro da ExpoZebu 2012, encerrado no domingo, 6, voltaram à pista do Parque Fernando Costa, ontem, para mais uma premiação. As participantes que obtiveram os melhores índices de gordura e de proteína e os menores de contagem de células somáticas (CCS) receberam um troféu pela qualidade do leite produzido.
O Concurso Leiteiro da
ExpoZebu é o primeiro do país a avaliar essas três características. As amostras de leite de cada fêmea foram coletadas durante a primeira ordenha da competição e passaram por análise na ABCZ.
As fêmeas com menor índice de CCS, que indica a qualidade do leite, foram: a indubrasil Lilás, a sindi Distinta D, a gir Cafua FIV CAL e a guzerá Galia MRM. Na parte de gordura, as vencedoras foram: gir Bateria TE Jahan, guzerá Abaiba do Cirne, sindi Diva D, indubrasil Gita da Natureza. As fêmeas com maior produção de proteína foram: gir Emily Milk Center, guzerá Nomeada D, indubrasil Bela do Cassu e sindi Carnaúba D.
Outra novidade do Concurso Leiteiro, este ano, foi a mensuração linear das fêmeas. A competição contou com a participação de 119 animais.