Começa a festa da padroeira do Brasil em Uberaba. As celebrações em comemoração à Nossa Senhora da Aparecida começaram na sexta-feira (28), com missa de abertura e envio, já no sábado foi realizada a missa sertaneja. A previsão é reunir centenas de féis durante as celebrações que seguem até o dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora da Aparecida.
Para este ano, o tema da festa é “Mãe Aparecida, fortalece-nos na missão de promover a vida”. De acordo com o padre José Antônio Fontes, pároco da Paróquia de Santa Maria, diante da violência que vem aumentando com decorrer dos tempos, bem como a desigualdade social e a agressão à natureza, o tema escolhido leva o fiel a se colocar como seguidor de Jesus na linha daquilo que ele fez, promover e defender a vida e estar a serviço dela”.
A novena de Nossa Senhora da Aparecida começa somente no dia 3 de outubro e vai até o dia 11. Durante nove dias serão celebradas missas, sempre com um padre e um tema diferente. O destaque fica para o dia 4 de outubro, em que o tema escolhido foi “Voto não tem preço, tem consequência”. A missa será ministrada pelo Padre Prata.
Vale destacar que durante a festa serão realizadas quermesses após as celebrações. O leilão de animais está marcado para o dia 5 de outubro. Já a carreata, que normalmente acontece no domingo, este ano será realizada no sábado, dia 6 de outubro, por conta das eleições, a partir das 10h.
No dia da Festa, 12 de outubro, a programação é cheia. Segundo Padre Fontes, a alvorada está marcada para as 6h, com a banda do 4º Batalhão da Polícia Militar. Já às 8h será celebrada a primeira missa, ministrada pelo arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto. Depois seguem as celebrações, uma às 9h30, outra às 11h, no período na tarde a primeira será às 13h, e outra às 14h30. Já às 16h será rezado o terço. A missa de encerramento será campal, na rotatória em frente à paróquia, o início da celebração está marcado para as 17h30. Logo em seguida, haverá a procissão que encerra com a coroação de Nossa Senhora.
Para um evento seguro, segundo Padre Fontes já foi realizada reunião com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. As ruas no entorno da Igreja estarão interditadas para oferecer mais segurança aos fiéis, pois a previsão é de muito movimento no dia da Festa, haja vista que devotos de várias cidades da região participam das celebrações em Uberaba. (GS)