Ainda é grande o número de contribuintes que não pagaram o IPVA. De acordo com o chefe da Administração Fazendária em Uberaba, Ademar Barbosa Oliveira, é justamente a inadimplência que leva a Receita Estadual a fazer blitze mais acirradas, cobrando a documentação em dia. Segundo o último balanço divulgado, 48% dos contribuintes de Uberaba ainda não pagaram o imposto deste ano.
A frota tributária registrada em Uberaba é em torno de 136 mil veículos e hoje cerca de 40 mil deles ainda não tiveram o IPVA de 2012 pago. Em alguns casos são parcelas pendentes e em outros a dívida é de forma integral. Ademar explica, porém, que a frota de veículos do município é maior, chegando a
167 mil automóveis, mas alguns não são tributados. Mais de 30 mil são isentos do IPVA, conforme legislação estadual, como taxistas, deficientes e veículos de órgão público.
“Para combater a inadimplência, estamos desenvolvendo uma ação com a Polícia Militar, como blitze fixas e blitze itinerantes, que fazemos utilizando veículo oficial da secretaria, em conjunto com Guardas Municipais e a PM. Circulamos pela cidade fazendo consulta no nosso aplicativo. Quem verifica a documentação é a Polícia Militar, depois da consulta”, explica.
Para aqueles que ainda não pagaram o imposto, basta ir a uma agência bancária da rede arrecadadora, com o número do RENAVAM em mãos, ou à Receita Estadual, para se informar sobre o procedimento. “Mas é importe que os contribuintes saibam que é melhor pagar pelo imposto, mesmo com multa alta, do que ter o veículo apreendido e ter de pagar guincho, multa pela falta de porte do documento, pátio e o imposto, com o acréscimo de multas e juros”, explica Ademar.
Ainda segundo Ademar, a arrecadação total até o momento foi de R$ 53 milhões. Deste total, 40% vai para o município, 40% para o Estado e 20% para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb).
A meta é chegar a R$ 58 milhões com a arrecadação do IPVA este ano.