A solenidade terá a entrega do Mérito ABCZ a personalidades que vêm contribuindo para o desenvolvimento do setor pecuário. Serão homenageados os criadores Djalma Bezerra, Epaminondas de Andrade, José Francisco Junqueira Reis,
Torres Lincoln Prata Cunha, o reitor da Universidade de Uberaba e o criador Marcelo Palmério; o presidente da Embrapa, Pedro Antonio Arraes Pereira; o presidente da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP), Raysildo Barbosa Lobo; a criadora da Bolívia, Nancy Peña de Roca, e o responsável pelo Escritório Técnico Regional da ABCZ em Salvador, Simeão Machado Neto.
Além da abertura oficial, a programação do dia 3 de maio contará com outros eventos. Às 8h30, na sede da ABCZ, será lançada a Sala Virtual “Adalberto Rodrigues da Cunha”, que conta com fotos, textos e vídeos sobre a contribuição de ex-presidentes e diretores para o crescimento da ABCZ. A Sala faz parte do Museu Virtual da ABCZ.
Já a 29ª Mostra do Museu do Zebu será inaugurada às 9h. Uma das exposições fotográficas é sobre a Índia de ontem e de hoje. A outra exposição é uma homenagem ao selecionador Cláudio Sabino Carvalho, falecido este ano.