INSS dará aumento a 491 mil segurados que recebem benefício por incapacidade ou por pensão por morte...
INSS dará aumento a 491 mil segurados que recebem benefício por incapacidade ou por pensão por morte, originado entre 1999 e 2009. Nesta lista estão alguns segurados de Uberaba. Entretanto, segundo a agência do município, ainda não existe um levantamento concreto de quantas pessoas terão o beneficio revisado. Por se tratar de um período longo, é um trabalho que demanda tempo e poderá ser divulgado nas próximas semanas.
A revisão é devida porque, entre 1999 e 2009, o INSS não descartou os 20% dos menores salários de contribuição no cálculo do benefício desses segurados, o que reduziu o valor a ser pago. De acordo com o apoio da gerência, Roberto Angotti, houve um erro de cálculo e o INSS vai realizar revisão. “Por conta desse erro, começou a gerar diversas ações judiciais e, para igualar a situação de todos, o instituto vai fazer essa revisão e pagar o que é de direito para estes segurados”, explica Roberto.
O reajuste será pago a partir de janeiro de 2013 para aqueles que possuem benefícios ativos da Previdência Social. Portanto, o acréscimo será depositado no mês de fevereiro do ano que vem. Para os segurados com mais de 60 anos, os atrasados já serão pagos na folha de fevereiro, que tem início no mês de março de 2013. De 2014 a 2016, recebem os atrasados os segurados com benefício ativo e que têm de 46 a 59 anos. Na sequência, de 2016 a 2019, recebem aqueles que têm até 45 anos.
De acordo com Roberto, as agências terão prazo de cerca de seis meses para se adequarem e fazer os levantamentos necessários, pois há 10 anos que os segurados recebem o benefício de forma errônea. São muitas pessoas.
“Em Uberaba ainda não temos este levantamento.
A partir desta notificação enviada na semana passada, a nossa equipe já está trabalhando para se informar pelo menos de quantas pessoas terão o benefício revisado. Na verdade, as agências regionais não terão tanta influência no pagamento deste reajuste, que será feito pelo INSS do Rio Janeiro. Pelo sistema, automaticamente o segurado será ressarcido”, explica Roberto.
Além disso, segundo o apoio de gerência, os segurados não precisarão ir até um posto previdenciário, nem procurar o atendimento eletrônico do instituto para conseguir o dinheiro. O pagamento será feito automaticamente.