Mesmo sem uma reação forte da atividade econômica, o governo prorrogou, na quinta-feira (30/08), o Imposto...
Mesmo sem uma reação forte da atividade econômica, o governo prorrogou, na quinta-feira (30/08), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), mantendo a política de estímulo ao consumo e aos investimentos para reaquecer o Produto Interno Bruto (PIB), com a isenção de impostos para baratear o crédito e os preços dos produtos. A prorrogação do IPI reduzido será para automóveis, móveis, eletrodomésticos, material de construção e bens de capital. Para os veículos, vale até 31 de outubro, e para material de construção, o IPI estará menor até o fim de 2013. Para os produtos da linha branca (fogão, geladeira, máquina de lavar) e móveis, até 31 de dezembro. A notícia foi bem recebida pelos comerciantes de Uberaba, que já contabilizam mais vendas, com a garantia de um Natal melhor nesses setores.
De acordo com o gerente de vendas Rossyton Monteiro de Faria, a prorrogação será fundamental para as vendas até o fim do ano, contudo nada se compara com a primeira redução do IPI, quando os produtos até se esgotaram na prateleira. “Esta redução tem dado acessibilidade a pessoas de baixa renda à compra de produtos com alta tecnologia na linha branca. Estão buscando refrigeradores frost free, por exemplo, que está bem mais acessível por causa da redução. A influência do IPI reduzido está na qualidade e na quantidade”, comenta.
Rossyton garante que a procura, esta semana, foi mais expressiva porque as pessoas consideravam que o IPI reduzido terminaria na sexta-feira (31/08). Com relação ao mês anterior, a procura deste mês foi 50% maior na linha branca para a loja em que o gerente trabalha e 30% no geral do mês. Ele estima que a prorrogação pode trazer crescimento de 30% nas vendas.
Gerente geral de vendas de outra loja de departamentos, Mauro Césio de Abreu acredita em um crescimento menor até o fim do ano, em torno de 15%, e, segundo ele, não acreditava mais que haveria a prorrogação. “Já que veio, será muito bem-vinda. A economia está muito instável e o IPI reduzido vem ajudando muito. Esta semana, o aumento na procura pela linha branca foi de 20% ou mais”, estima.
Mauro explica que, após as datas comemorativas, os meses de agosto até o Natal não eram contemplados na venda de produtos da linha branca, pois nesse período só tem o Dia das Crianças. “Nós saíamos do Dia das Mães e logo após o Dia dos Pais existia uma grande lacuna até o Natal. Agora, vai fechar esta lacuna”, comemora.
A vendedora Gilda dos Santos, de outra loja, resume a alegria do momento dizendo que será excelente a prorrogação. “Os comerciantes ganharão bastante e a população fica bem mais animada a comprar”, diz.