GERAL

Julgamento de acusados do mensalão vai para a quarta sessão

Advogados de quatro réus do mensalão ligados a Marcos Valério afirmaram que seus clientes desconheciam a prática de atividades ilícitas

Publicado em 08/08/2012 às 00:45Atualizado em 19/12/2022 às 18:04
Compartilhar

Os advogados de quatro réus do processo do mensalão ligados a Marcos Valério afirmaram ontem que seus clientes desconheciam a prática de atividades ilícitas e negaram ter conhecimento sobre o suposto esquema de compra de votos no Congresso Nacional. A quarta sessão do julgamento do mensalão durou cerca de cinco horas.

Cinco defensores falaram no púlpito do Supremo Tribunal Federal (STF) em defesa de seus clientes. Além dos quatro ligados a Valério, falou ainda o ex-ministro José Carlos Dias, advogado da ex-presidente e atual acionista do Banco Rural Kátia Rabello. Dias negou que o banco fizesse empréstimos fictícios ao grupo de Valério. O dinheiro, segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), era usado para o pagamento de propina a políticos em troca de apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional.

O advogado Castellar Modesto Guimarães Filho, que defende Cristiano de Mello Paz, afirmou que seu cliente é réu “somente pelo fato de ter sido sócio de Marcos Valério”. O defensor de Rogério Tolentino, Paulo Sérgio de Abreu e Silva, afirmou seu cliente não era sócio de Marcos Valério e que Tolentino foi denunciado para justificar a atuação de um “quadrilhão”, em relação ao fato de que o procurador quis acusar um número elevado de pessoas.

Leonardo Isaac Yarochewsky, que defende Simone Vasconcelos – diretora de uma das agências de Marcos Valério –, argumentou que ela deu dinheiro a políticos “a mando” do chefe e que não tinha conhecimento de um suposto esquema de compra de votos. A defesa de Geiza Dias afirmou ainda que sua cliente era uma "funcionária mequetrefe" de Valério. As sustentações orais desta terça foram repletas de frases de efeito.

Hoje, os ministros escutam as defesas dos réus José Roberto Salgado, Vinícius Samarane, Ayanna Tenório, João Paulo Cunha e Luiz Gushiken.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por