Assinado ontem edital para seleção de conciliadores da Junta de Conciliação de Atendimento Judiciário de Uberaba. No mesmo constam condições para seleção dos conciliadores para dar início ao novo serviço viabilizado através de convênio entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas).
Conforme determina o edital assinado pela juíza Régia Ferreira de Lima, diretora do Foro de Uberaba, os interessados em atuar como conciliadores devem ser maiores de 18 anos e ter idoneidade moral, além de reputação ilibada.
As condições incluem a apresentação de certidões negativas cíveis e criminais expedidas pelas justiças Federal e Estadual. Por sua vez, o trabalho de conciliador será voluntário, ou seja, sem direito a remuneração. Mas todo selecionado receberá um título de participação, válido para concursos públicos.
O trabalho do conciliador voluntário na Junta consistirá na realização de audiências de tentativa de conciliação, devendo contribuir na pacificação de conflitos empresariais e nas áreas comercial, industrial e de serviços, sejam urbanos ou rurais.
Quanto aos interessados na seleção de conciliador, foi estipulado prazo para inscrição entre os dias 20 de setembro e 22 de outubro, na sala de administração do Fórum Melo Viana.