Mais de 2,5 mil moradores de Uberaba foram convocados para trabalhar como mesários nas eleições municipais deste ano (dia 7)
Mais de 2,5 mil moradores de Uberaba foram convocados para trabalhar como mesários nas eleições municipais deste ano (dia 7, primeiro turno, e 28, segundo, se houver). As convocações, via carta, partiram dos quatro Cartórios Eleitorais da cidade (276ª, 277ª, 247ª e 326ª), cujos recrutados irão exercer cargos de presidente de mesa, mesários, segundo mesário e secretário.
Boa parte das correspondências, porém, está retornando às Zonas Eleitorais porque o destinatário não foi encontrado. Outros convocados estão solicitando dispensa por conta de doença, casamento, entre outras alegações, sendo necessário substituí-los. Interessados em atuar como mesário no pleito de 2012 podem procurar os cartórios, voluntariamente e se cadastrar, sempre das 13h às 19h.
Foi o que fez o técnico judiciário Vinícius de Oliveira Santos, que ontem sacramentou sua participação nas eleições, segundo ele, porque é preciso “exercitar o civismo”. Aqueles que atuarem com alguma das funções previstas terão direito a um vale-alimentação e, posteriormente, a dois dias de folga no local de trabalho. Também terão direito a outra folga caso participem de treinamentos específico para o exercício da atividade, a serem oferecidos pelos Cartórios Eleitorais de Uberaba, em agosto e setembro.
O exercício da função de mesário pode valer como critério de desempate em concurso público. Quem não tiver disponibilidade para atuar durante o pleito, deve apresentar um comunicado por escrito ao juiz da Zona Eleitoral pela qual foi recrutado, justificando-se. Ausências não justificadas são passíveis de multa que pode chegar a R$300.