A Geração Y, ou Millenials, usa a Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho com mais frequência que a Geração Z. De acordo com o Relatório World of Work, da Monday.com, 73% dos Millennials adotam esse tipo de ferramenta, enquanto na Geração Z, que é a mais “antenada” à tecnologia, são 59%.
Conforme o relatório, a hesitação em usar as ferramentas de automação provavelmente parte de uma preocupação com a substituição de empregos humanos por IA, situação que leva líderes a sentirem necessidade de enfatizar que a IA existe para aprimorar o trabalho humano, não para substituí-lo. Além disso, o relatório cita uma Geração Z trabalhando motivada pela paixão.
Dependência de softwares disparou
O relatório aponta que, à medida que os locais de trabalho se tornam cada vez mais digitalizados, a dependência de ferramentas e softwares cresceu exponencialmente. Segundo o estudo, 82% dos entrevistados utilizam softwares de gestão de trabalho e projetos para impulsionar a eficiência organizacional. Além disso, 57% dos funcionários relatam que o número de ferramentas que utilizam no dia-a-dia aumentou.
No entanto, embora mais softwares estejam sendo adquiridos, eles não estão necessariamente sendo utilizados. Funcionários das maiores empresas relatam taxas de utilização real mais baixas, em torno de 71%. Conforme análise do relatório, essa desconexão pode indicar falta de treinamento e suporte adequados para os funcionários.
Fonte: O Tempo.