GERAL

Ministério da Educação confirma mudança de data do Enade

O Ministério da Educação confirmou ontem a mudança da data do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

Publicado em 04/05/2010 às 09:01Atualizado em 20/12/2022 às 06:41
Compartilhar

O Ministério da Educação confirmou ontem a mudança da data do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para o dia 21 de novembro. A prova seria realizada no dia 7 de novembro, mas foi adiada por causa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para os dias 6 e 7 do mesmo mês. De acordo com a pasta, a relação dos participantes selecionados para o Enade será divulgada até o dia 20 de setembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Os cursos a serem avaliados são bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia e os cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Devem fazer as provas os estudantes ingressantes que, até 2 de agosto, tiverem completado entre sete e 22% da carga horária mínima do currículo do curso, além dos concluintes que tiverem alcançado pelo menos 80% da carga horária mínima ou que tenham condições acadêmicas de concluir o curso este ano.

Para os cursos superiores de tecnologia com carga horária mínima de até duas mil horas, serão considerados ingressantes os estudantes que até 2 de agosto tiverem concluído entre sete e 25% desse total e concluintes os que, até a mesma data, tiverem completado pelo menos 75% ou tenham condições acadêmicas de conclusão este ano. Estão dispensados do Enade os alunos que colarem grau até 31 de agosto e os que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil em instituição conveniada com a de origem na data de realização da prova.

Fies. O Ministério da Educação (MEC) estuda incluir no Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies) os cursos técnicos. A medida valeria já para 2011, segundo o ministro Fernando Haddad. As inscrições foram abertas ontem com várias novidades. Uma delas é que agora o estudante pode pedir o financiamento a qualquer momento – antes as adesões só podiam ser feitas no início de cada semestre.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por