Procuradoria Geral de Justiça de Minas Gerais realizou em Uberaba curso para promotores e servidores do Ministério Público Estadual
Procuradoria Geral de Justiça de Minas Gerais realizou em Uberaba curso para promotores e servidores do Ministério Público Estadual para adequação ao Sistema de Registro Único de Inquéritos Civis e Procedimentos Preparatórios (SRU). O sistema foi desenvolvido com objetivo de informatizar o registro de inquéritos e, embora tenha sido lançado em 2008, ainda não é utilizado em sua capacidade máxima.
Segundo Alexandre Carlos Botrel, gerente do sistema e responsável técnico pelo curso, o SRU já é utilizado para os feitos extrajudiciais. “Com o Sistema de Registro Único, conseguimos uma redução importante no tempo médio de tramitação dos feitos. Os feitos extrajudiciais que antes levavam em média 28 meses, hoje levam cerca de 11 meses. Então, tivemos 61% de redução no tempo de tramitação. Essa redução poderá ser levada para os feitos judiciais. Não de forma tão ampla, porque o feito judicial que começa no Ministério Público não termina nele, mas a tramitação no MP com certeza será mais célere”, afirma.
Além disso, o gerente destaca que os promotores terão mais controle sobre ações que têm prioridade determinada em lei e que devem ter tramitação especial e urgente. “Eles terão controle de todos os dados. Sabemos que o acervo de processos é muito grande e o sistema visa principalmente a dar ao promotor e servidor uma ferramenta de melhor gestão do seu trabalho, através de automação de tarefas”, frisa Alexandre Botrel.