Em meio a anúncio de que o Conselho Nacional do Ministério Público aprovou resolução criando regras para padronizar a fiscalização dos sistemas prisionais por membros do MP, o Jornal da Manhã constatou não haver nada de novo no anúncio feito nas últimas horas.
Enquanto o CNMP decidiu que os promotores do controle do sistema carcerário deverão realizar visitas mensais às prisões sob sua responsabilidade, tal procedimento já é cumprido na Penitenciária de Uberaba. A regra também exige a elaboração de relatórios das visitas, a serem encaminhados aos respectivos corregedores-gerais, o que também já ocorre na comarca de Uberaba, conforme informações colhidas junto ao promotor Emmanuel Carapunarla, da Promotoria de Execuções Penais.
Na série de visitas já realizadas, o representante do MP esteve na penitenciária pela última vez no dia 25 de junho. Acompanhado de equipe composta por oficial da promotoria especializada, bem como um estagiário, o promotor explicou que passa pelos pavilhões. Também afirmou que visita instalações como o restaurante da unidade, a enfermaria e oficinas onde presos trabalham. Ainda conforme informou, o juiz Wagner Guerreiro faz visitas rotineiras, uma delas realizada ontem.